15 dias para o início da Expedição Onça Pintada

6 de julho. Faltam 15 dias. Já está tudo acertado. Então, está na hora de revisarmos nossas informações sobre o destino.


Primeiro, A meteorologia 

Ahhh... as previsões. É inverno e há registros históricos de temperaturas muito baixas e até de geadas, mas pasmem... segundo a previsão do Accuweather, as máximas deverão estar sempre acima dos 30°C e as mínimas, em geral, rondando os 20°C. Entretanto, sempre há a possibilidade de ocorrer o fenômeno conhecido como friagem, quando uma massa de ar polar consegue avançar até a Amazônia, provocando uma queda abrupta da temperatura no Pantanal, que pode, em casos extremos, descer em poucas horas até próximo a zero. Mas o tempo é assim mesmo: cheio de caprichos e imprevistos. Agora mesmo aqui na minha cidade, no extremo sul do Brasil, em pleno inverno, está 22°C; ontem a mínima não baixou de 17°C, mas já para amanhã a previsão é que a máxima não passe dos 16°C.


A região

Apesar do nome, a região não é um imenso pântano, e a extensão das áreas pantanosas varia em função do regime de chuvas. O Pantanal é uma das maiores ou, segundo alguns, a maior planície úmida tropical do planeta, com vastas áreas alagáveis na estação das cheias. As estimativas da área ocupada pelo Pantanal variam de 140 mil a 250 mil km², conforme a fonte consultada, pois há dúvidas ou controvérsias sobre seus limites com outras regiões, como o Chaco ou a Amazônia. Chaco, palavra de origem indígena que significa área de caça, é a denominação dada a uma vastíssima planície que se estende do Altiplano Andino ao rio Paraguai, com clima variando de semi-árido a oeste a semi-úmido a leste, onde ocorre o Chaco Úmido, que se mescla e confunde com o Pantanal. Como a declividade é quase nula, o Pantanal funciona como um regulador do nível das águas na bacia do Prata, da qual o rio Paraguai é um importante tributário, pois as águas das chuvas que caem nas suas cabeceiras e nas de seus afluentes chegam a levar mais de quatro meses para atravessar o Pantanal.

A maior parte do Pantanal está situada no território brasileiro, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas ocorrem importantes extensões na Bolívia e no Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário